Skip to content

APRESENTO-VOS LUIZ SAYÃO, O PENSADOR

24 de abril de 2011

José Caldas da Costa, jornalista

Apresento, abaixo, um belíssimo e consubstanciado artigo escrito pelo teólogo, escritor, conferencista, hebraísta e pastor Luiz Alberto Teixeira Sayão, paulistano nascido em 1963. Conheci o pastor Luiz Sayão em meados de 1996, quando era membro da Igreja Batista da Praia do Canto, em Vitória – ES.

Naquela ocasião, eu era o responsável pela edição de um jornal interno chamado “Atos da Praia do Canto” e a igreja, em processo de sucessão pastoral, haja vista que havia passado por um processo de divisão que resultou na saída de seu pastor-fundador com um grupo ligado à Adhonep (Associação dos Homens de Negócio do Evangelho Pleno), estava promovendo conferências com vários ministros para escolher um.

Luiz Sayão participou conosco como palestrante, salvo engano, de um retiro no Sesc, em Guarapari, e fiquei bastante impressionado com sua cultura basta, a despeito de sua figura física um pouco fora dos nossos padrões – não sei como ele está atualmente, mas na época quem o pré-julgasse pela aparência perderia uma grande oportunidade de beber de sua sabedoria.

O artigo que ora republico foi-me enviado por um amigo que mora no Rio de Janeiro, o Austregesilo Cesário, que frequenta a Igreja Batista do Itacuruçá, onde eu também frequentava quando estudei no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, no Rio de Janeiro, na década de 80. Hoje, essa igreja tem como líder o capixaba Israel Bello de Azevedo, um dos pastores e teólogos mais cultos e firmes do mundo evangélico brasileiro.

Bem, Luiz Sayão é pastor batista da Convenção Batista Brasileira. É também linguista e hebraísta. Em 2000, concluiu seu mestrado em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica pela USP, com a dissertação: O Problema do Mal no Livro de Habacuque. Lecionou Hebraico Bíblico e outras disciplinas correlatas no Seminário Servo de Cristo, do qual é diretor acadêmico, na Faculdade Teológica Batista de São Paulo, no Seminário Teológico Young San (coreano) e no Gordon-Conwell Theological Seminary de Boston.

Desde 1988, tem atuado em três ministérios: pastorado, literatura e ensino teológico. Foi pastor na Igreja Batista Chinesa e da Igreja Batista Graça e Paz, ambas na cidade de São Paulo, da Portuguese Baptist Church de Cambridge (Massachusetts), nos Estados Unidos, e atualmente é pastor da Igreja Batista Nações Unidas, situada no edifício do WTC de São Paulo.

Atua na área literária há cerca de vinte anos. Foi coordenador da tradução da Nova Versão Internacional da Bíblia, de 1990 a 2000, editor acadêmico das Edições Vida Nova de 1998 a 2004, e consultor teológico da Editora Vida (2005-2006).

Recebeu o prêmio de personagem literária da Associação Brasileira de Editores Cristãos (ABEC), em 2003.

Recentemente, coordenou a Versão Almeida Século 21 e está coordenando a Bíblia Brasileira de Estudos (Ed Hagnos). Foi o editor e criador dos projetos: Novo Testamento Trilíngue, Novo Testamento Esperança e Antigo Testamento Poliglota.

É autor de Cabeças Feitas (Ed Hagnos) e de NVI: a Bíblia do Século XXI (Vida). É articulista em várias revistas no Brasil e no exterior. A partir do final de 2008, Luiz Sayão tornou-se consultor teológico da Editora Hagnos.

Entre vários artigos e verbetes em outras obras, vale citar suas contribuições na revista Vox Scripturae, Enciclopédia Histórico-Teológica (Vida Nova), na Bíblia NVI de Estudo (Vida) e na Bíblia Thompson (Vida). Merecem destaque “As Virtudes da Nova Vida” em Chamado para Servir (Vida Nova), “A Interpretação do Pensamento de Paulo: Uma Abordagem Histórica” (Ed Vida) e P-problemas e P-perspectivas de um P-protestantismo P-pau-Brasil . Alguns artigos tiveram repercussão internacional: um deles, sobre o homossexualismo (mencionado na Brandeis University) e outro sobre Habacuque, no Anchor Bible Commentary.

Sayão também tem atuado como conferencista teológico e pastoral no Brasil, nos EUA, na América do Sul, na Europa e no Japão, falando para diversas igrejas e denominações. Em 2006 representou o Brasil numa conferência evangélica internacional no Japão. Em 2009 esteve em Israel para gravar uma série de estudos em DVD no livro de Salmos, dando continuidade ao projeto Rota 66.

Apresenta diariamente um comentário bíblico no programa Rota 66,na Rádio Trans Mundial. Em 2009 deu início a dois novos programas na mesma emissora: “Conversando com Luiz Sayão” e “Fé e Sociedade”.

É casado com Céliz Elaine e pai de cinco filhos: Rachel, Israel, Deborah, Daniel e Miriam.

Todas essas informações estão na Wikipédia, mas digo: Luiz Sayão é um daqueles líderes de quem podemos nos orgulhar.

About these ads
2 Comentários leave one →
  1. *Nice* permalink
    3 de junho de 2011 8:20

    Uai,
    Cadê o artigo!?!?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: