Skip to content

SURPREENDENTEMENTE, NOVO

10 de agosto de 2008

 

Li esta semana uma interessante reflexão, numa revista regional, sobre o novo. E sobre o medo que as pessoas têm do novo, mas, igualmente, do prejuízo que todos temos quando teimamos em não renovar. Afinal, todos os dias tudo se faz novo. Como diz o poema cantado por Almir Sathler, “o amanhecer é uma lição do universo, que nos ensina que é preciso renascer, o novo amanhece”.

 

Há algum tempo eu senti um medo enorme do novo. Comecei a construir uma vida pessoal, familiar e profissional baseada na conservação do velho, quando o que é velho também pode se renovar. E envelheci, prematuramente. Mas como tudo é uma questão de atitude, resolvi, eu mesmo, renovar-me. Surpreendi aos amigos ao aparecer mais magro e de cabelos tingidos. Passado o espanto inicial, hoje ninguém mais imagina-me com a velha cara. E aproveito para me divertir um pouco com isso.

 

Profissionalmente, decidi que buscaria a novidade sempre. Isso, talvez, incomode um pouco aos conservadores, mas quero dizer-lhes que respeito a opção que fizeram, mas eu fiz outra. Felizmente, após um choque inicial com tudo, minha família se adaptou bem à idéia e hoje nada mais surpreende minha mulher e meus filhos.

 

Bem, dito isso, quero dizer aos amigos que este blog tem sofrido com a falta de renovação nos últimos dias, absolutamente, por falta de tempo para escrever nele. É que resolvi deixar o emprego que ora ocupava e aceitar o desafio de uma nova experiência. E nessa nova experiência estamos, totalmente, focados numa tarefa de 90 dias, que tem nos absorvido quase todo o tempo.

 

Mas prometo que, sempre que puder, trarei as novidades. Espero que se acostumem. Ah, sim, já ia me esquecendo: hoje é Dia dos Pais. Aos que, como eu, assumiram essa velha função na humanidade, desejo que renovem seus espíritos e curtam seus filhos. Aos que ainda não assumiram, que curtam seus pais. Se não tiver pai para curtir, curta o pai dos outros. Isso pode ser uma bela novidade. Seja o que for que você quiser, queira seriamente.

 

José Caldas da Costa – jornalista, licenciado em Geografia, escritor

 

Vila Velha, ES, 10 de agosto de 2008

No comments yet

Deixe um comentário

