Skip to content

ELEIÇÕES EM VILA VELHA: PAULO HARTUNG X MAX MAURO

11 de agosto de 2008

As urnas nunca foram favoráveis a Paulo Hartung em Vila Velha, desde que do outro lado estejam os da família Mauro. Na primeira eleição para governador, em 2002, ele perdeu para Max Mauro em toda a Grande Vitória e levou uma sova em Vila Velha. Não conseguiu, em 2004, impedir a reeleição de Max Filho.  Nas eleições de 2006, seu candidato ao Senado, Renato Casagrande, perdeu para Max Mauro nas urnas canela-verdes.

Diante dos movimentos do governador para hegemonizar, politicamente, o Espírito Santo, chegando ao ponto de uma candidatura única num de seus maiores colégios eleitorais, a Serra (que me desculpe o Tio João, mas não dá para levar a disputa a sério), os Mauro proclamam, em alto e bom tom, que Vila Velha é a última trincheira democrática do Espírito Santo.

Não é sem razão que as eleições municipais no maior colégio eleitoral capixaba serão as mais quentes deste ano. Cinco candidatos estão, efetivamente, no páreo, dois deles sendo, totalmente, instrumentalizados pelo Palácio Anchieta, um terceiro com posição dúbia em relação a isso e dois no front contrário.

É obsessão para Paulo Hartung derrotar a família Mauro em Vila Velha. Para isso, ele está usando a estratégia de alimentar dois candidatos, Hércules (PMDB) e Neucimar Fraga (PR), dois ex-vereadores do município, e deixar um outro debaixo do balaio, Cláudio Vereza (PT). Não tenham dúvidas, Hércules da Silveira é o candidato do governador.

Raciocinem comigo. O governador alimenta Hércules e Neucimar com a intenção de que os dois cheguem ao segundo turno. A Hércules empresta seu prestígio pessoal e o do vice-governador Ricardo Ferraço, balão de ensaio para a sucessão no Anchieta em 2010. A Neucimar empresta uma estrutura política de 12 partidos, uma faca de dois gumes: teoricamente, um batalhão de 150 vereadores pedindo votos para o afilhado do senador Magno Malta; na prática, um batalhão de famintos para gastar o bom dinheiro que o republicano tem para a campanha.

Chegando Hércules e Neucimar ao segundo turno, vem o gato mestre. Os 12 partidos da coligação de Neucimar já conseguiram o que queriam, eleger seus vereadores, e vão todos pedir voto, na clandestinidade, para Hércules da Silveira, candidato do PMDB de Paulo Hartung e potencial aliado de Ricardo Ferraço em 2010. Neucimar eleito, quem sai fortalecido é Magno Malta, que não goza da menor confiança de PH. Difícil saber para onde penderia Cláudio Vereza neste caso.

O outro cenário é perigoso para Hartung. Se ele não conseguir emplacar seus dois favoritos, resta-lhe torcer para que o adversário seja Cláudio Vereza e não um dos outros dois, Dyonizio (PDT), candidato da família Mauro, ou Vasco Alves (PRTB), que levaria os Mauro como aliados. É que Vereza, ainda que ganhe a eleição com o apoio de Dyonizio, os Mauro e Vasco Alves, não seria tão hostil ao Palácio, por disciplina partidária.

Se no segundo turno der Dyonizio, vêm juntos Cláudio Vereza e Vasco Alves. A polarização com o Palácio Anchieta será flagrante, se o adversário for Hércules da Silveira. Mas, se der Dyonizio contra Neucimar, fica um ponto de interrogação: estará o Palácio disposto a fortalecer um candidato de um grupo contrário? Confiará o Palácio em Neucimar Fraga a ponto de lhe entregar, e ao senador Magno Malta, a maior cidade do Espírito Santo?

E, se os Mauro conseguirem ganhar a eleição com um candidato que, antes da definição dos nomes pelos partidos, era um traço nas pesquisas de intenções de votos e que começou a corrida, depois de indicado, com módicos 2% das intenções, estará ameaçada a permanência do grupo de Hartung no Palácio Anchieta em 2010.

Neste caso, Max Filho sai cacifado para disputar o Governo, pelos bons resultados de sua administração e de sua capacidade de mobilizar o eleitorado. Mesmo com as pesquisas sob suspeita, essas coletas de opinião demonstram que Dyonizio é o candidato que mais cresce em Vila Velha, a dois meses das eleições.  

Anúncios
3 Comentários leave one →
  1. Jefferson permalink
    29 de agosto de 2008 0:37

    Olha não sei quem escreveu o texto que acabei de ler. Mas discordo completamente com tudo que li. Uma coisa é certa, nunca, eu disse nunca o Dyonizio irá ganhar esse eleição, pode anotar…

  2. Thiago permalink
    24 de setembro de 2008 22:47

    O comentário acima é de quem não leu o texto, se leu não entendeu nada! Vereza neles!!!!

  3. Julinho Moreira permalink
    25 de outubro de 2009 21:33

    Conte sempre com migo, estamos firmes para 2010.
    Abraço,
    Julinho Moreira, Santa Monica/Guarapari

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: