Skip to content

ÁFRICA: CORRUPÇÃO TEM PREÇO ALTO, DIZ O BANCO MUNDIAL

17 de março de 2010

Por Mohammed A. Salih

WASHINGTON, 16 de março de 2010 (IPS) – A pobreza está aumentando na África Sub-Sahariana (SSA) e diversas formas de corrupção ameaçam minar o impacto dos investimentos realizados para atender ao Desenvolvimento do Milénio (ODM) no continente, disse o Banco Mundial em um relatório lançado segunda-feira sobre o desenvolvimento da África.

O relatório diz que o número de pessoas que vivem com menos de dois dólares por dia duplicou, passando de 292 milhões de 1981 para cerca de 555 milhões em 2005.
Pintando um quadro sombrio do estado de desenvolvimento da África, o relatório diz que a região apresenta o mais “formidável desafio de desenvolvimento” do mundo. Diz que milhares de pessoas estão morrendo diariamente de doenças evitáveis, e a Aides e a malária continuam a se espalhar pelo continente.

O relatório destaca também a “corrupção” generalizada na África. O ensaio elaborado sobre o tema centRa-se na “corrupção silenciosa”, um termo que se refere à “insuficiência de funcionários públicos para fornecer produtos ou serviços pagos pelos governos “, que não envolvem trocas monetárias.

O relatório adverte sobre esse tipo de corrupção que traz “nocivas conseqUências a longo prazo” para a África, dizendo que marginaliza, fortemente, os pobres. Embora presente em todos os setores e países da África, o Banco diz que esse tipo de corrupção é menos “barulhenta” e atrai menos atenção do público em relação à corrupção grande.

Como exemplo de “corrupção silenciosa”, o relatório diz que em alguns países da África Sub-Saariana os professores da escola primária estão ausentes da escola de 15 a 25 por cento do tempo. O problema se espalhou para o setor da saúde, bem como, com consequências mortais. Na Tanzânia rural, quatro dos cinco crianças que morreram de malária haviam procurado atendimento médico nas instalações de saúde do país, sem sucesso.

O Banco Mundial diz que uma série de fatores, como a ausência de equipamentos de diagnóstico, o roubo de remédios e a ausência de fornecedores nos centros de saúde contribuiu para as mortes das crianças.

No setor da agricultura, uma das razões principais por trás do baixo uso de fertilizantes entre os agricultores africanos é a baixa qualidade dos fertilizantes produzidos no continente. Embora os fabricantes tenham a capacidade de produzir bons adubo, 43 por cento dos adubos na África Ocidental, na década de 1990, carecia de nutrientes esperados devido aos baixos níveis de controle dos produtos e nos atacadistas, diz o relatório.
Referindo-se à profusão da “corrupção silenciosa”, o relatório do Banco Mundial chama a familiar “big-time” corrupção (suborno e propinas a funcionários públicos) a “ponta do iceberg”.

Embora o Banco Mundial publique regularmente relatórios sobre o estado do mundo em desenvolvimento, tem sido frequentemente questionado sobre o papel que desempenhou nos países em desenvolvimento.

Doug Hellinger, diretor executivo de desenvolvimento de GAP, acusa o Banco Mundial de dar a maior contribuição para alguns dos problemas atuais na África através de suas políticas. “O Banco tem sido historicamente o facilitador para a corrupção do Norte, alterando o ambiente político nesses países “, disse Hellinger à IPS. O termo” do Norte “se refere aos países desenvolvidos do mundo”.

“O fato de que o Banco Mundial insistiu na plena implementação do Programas de Ajustamento Estrutural (PAEs) e realizou os empréstimos até que fossem aplicados e de que esses programas como privatização e liberalização de importação beneficiou as empresas do Norte, isto criou um ambiente de corrupção, uma prática corrupta “, disse ele.

Hellinger culpa instituições como o Banco Mundial de contribuírem para a ineficiência da saúde e educação em sistemas dos países da África Sub-Saariana porque “tem sido o grande fomentador de cortes de orçamento e apoio aos serviços de saúde e educação nesses países”.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. dyn permalink
    13 de setembro de 2010 18:22

    concordo completamnte…..
    se não fsse taanntaaa corrupção o mundo
    não estaria desse jeitoo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: