Skip to content

POPULAÇÃO NÃO CONFIA NA POLÍCIA

17 de agosto de 2010

… MAS ISTO ACONTECE EM MOÇAMBIQUE, ONDE PELO MENOS 640 CASOS DE VIOLÊNCIA NÃO SÃO COMUNICADOS, DIARIAMENTE, ÀS AUTORIDADES DO PAÍS

MAPUTO – Cerca de 640 casos de crimes violentos ocorrem a cada dia nos bairros de Maputo, em Moçambique, sem o conhecimento da polícia. Este foi o alerta feito na terça-feira em Maputo pelo Diretor da organização não-governamental a Força Moçambicana para o combate ao crime violento e Reinserção Social (Fomicres), Albino Forquilha, citado no jornal “O Pais”.

Esses casos, disse Forquilha, ocorrem sem o conhecimento da polícia por vários motivos como a falta de confiança em a polícia ser capaz de resolver os problemas, ou porque reclamações não são tratados adequadamente. Em algumas situações as pessoas fazem a lei com suas próprias mãos, o que levou a linchamentos.

Forquilha Fomicres explicou que produziu um relatório baseado em uma pesquisa nas cidades de Maputo, Matola, Beira, Nampula e Chimoio. A pesquisa utilizou uma amostra de 12.800 pessoas e concluiu que 53,17 por cento dos inquiridos acreditam que pelo menos dez crimes violentos acontecem todos os dias em sua comunidade.

O relatório concluiu que o desempenho do policiamento comunitário é fraco. Segundo o diretor-geral da Fomicres, em Maputo há em média 640 crimes por dia, 4480 crimes por semana, 19,2 mil crimes por mês, e 230,4 mil crimes por ano, que não são declarados à polícia.

Estes números não incluem aqueles que são declarados no relatório anual do Gabinete do Procurador-Geral, que no ano passado mencionou 1.500 casos de crimes em todo o país.

Fomicres está realizando um seminário em Maputo para treinar os membros da sociedade civil na prevenção da criminalidade. O seminário, financiado pelo Open Society Initiative for Sul da África (OSISA), tem cerca de 80 participantes, incluindo os funcionários dos Ministérios da Defesa e do Interior.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: