Skip to content

VOTO PODE SER DADO SOMENTE COM CARTEIRA DE IDENTIDADE

1 de outubro de 2010

ELEITOR PODE VOTAR COM APENAS A CARTEIRA DE IDENTIDADE, MAS NÃO PODE VOLTAR SOMENTE COM O TÍTULO ELEITORAL

Após um período inteiro de afirmação de que o eleitor teria de levar o título e um documento de identidade no próximo dia 3 para votar, agora as coisas voltam a ser como antes. Não será exigida a apresentação do título de eleitor. Quem sabe a sessão onde vota, basta levar um documento de identidade com foto e apresentar ao mesário. O representante da Justiça Eleitoral vai conferir os dados e liberar o acesso à urna eletrônica. Mas, importante: quem levar somente o Título de Eleitor, não vota. Tem que levar junto um documento oficial de identificação com foto.

A decisão neste sentido foi tomada nesta quinta-feira, 30 de setembro, por 8 votos contra 2, pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o STF, o eleitor só poderá ser impedido de votar caso deixe de apresentar um documento oficial com foto. A ministra Ellen Gracie pediu a palavra após o fim da votação para esclarecer que seu voto, acompanhado pela maioria dos ministros, não extingue o título de eleitor.

O julgamento foi suspenso na última quarta-feira, após o ministro Gilmar Mendes ter pedido vista do caso. Ele negou, em plenário, motivação política para fazer o pedido ontem. “Jamais me deixei pautar por interesses político-partidários”, disse Mendes, referindo-se à notícia de que teria pedido vista depois de ter recebido telefonema do candidato à Presidência da República José Serra (PSDB).

Reportagem do jornal Folha de S.Paulo afirma que flagrou Serra solicitando uma ligação para o ministro do STF horas antes de Mendes pedir vista no julgamento, que naquele momento já tinha sete votos a favor da ação petista. Depois de solicitar a um assessor para que entrasse em contato com o ministro do Supremo, Serra teria recebido um telefone que teria Mendes do outro lado da linha.

De acordo com o jornal, o tucano teria até cumprimentado o interlocutor como ‘meu presidente’. Tanto Serra quanto Mendes negaram a existência da conversa. Por volta das 14h50, Mendes apresentava o seu voto sobre o pedido do PT.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. Lua permalink
    1 de outubro de 2010 21:04

    Ainda bem pq meu titulo de eleitor sumiu do mapa, vlw ae pela informãçao complementar. Agradeço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: