Skip to content

PAULO HARTUNG É O MAIOR VENCEDOR DAS ELEIÇÕES NO ESPÍRITO SANTO

4 de outubro de 2010

Hartung deu as cartas nas eleições majoritárias e nas proporcionais

Paulo Hartung, definitivamente, escreveu seu nome na história política do Espírito Santo. Não se tem registro de alguém que tenha obtido a proeza dele: deu todas as cartas em sua sucessão  e ainda fez o que bem quis com relação às eleições para a Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados. A eleição de Renato Casagrande a governador era favas contadas.

Até mesmo em relação ao Senado, pode-se dizer que o governador Hartung saiu-se vencedor. Quando se esperava que Ricardo Ferraço ficaria em desvantagem para Magno Malta, eis que, numa jogada de mestre, Hartung o levou a uma consagradora votação, deixando Malta para trás. Para a obra ser completa, só faltou ao governador derrotar Magno, mas, diríamos, ele consentiu na vitória do republicano, de uma forma que mostrou quem manda. Hartung escolhe a oposição que quer para si.

Sem dúvidas, Hartung obteve expressiva vitória na eleição para a Câmara dos Deputados. Fingiu-se de morto e, na hora agá, deu o bote, e derrotou a família Mauro de maneira contundente, impedindo a eleição de Max Filho para a Câmara e ainda deixando debaixo do balaio o ex-governador Max Mauro, que conseguiu módica votação para deputado estadual.

Hartung riu por último e muito melhor. No município da Serra, maior colégio eleitoral do Estado, o prefeito Sérgio Vidigal (PDT) ameaçou com um arroubo de liderança e foi colocado em seu devido lugar. Apesar da fortuna gasta com sua mulher Sueli Vidigal, não conseguiu fazê-la a mais votada do Estado, condição que coube ao seu desafeto Audifax Barcellos (PSB), com o apoio palaciano.

Hartung fez, digamos, metade da representação capixaba na Câmara – Lelo, César Colnago, Paulo Folleto, Audifax e, por que não, Manato.  E ninguém pode achar que Dr. Jorge não teve uma mãozinha palaciana. O que fugiu um pouco ao controle foi Sueli Vidigal e Lauriete, que não tem a menor tradição política a não ser por ser casada com o atual deputado Reginaldo Almeida, que a lançou por ter sido impedido pela Justiça Eleitoral de concorrer. Iriny Lopes foi obra de um aliado, o prefeito João Coser, de Vitória, e Rose de Freitas tem luz própria.

Na Assembleia, Hartung nadou de braçadas. Como se não bastassem as vitórias, ainda viu seu único oposicionista, o deputado Euclério Sampaio (PDT), ter pouco mais de módicos 14 mil votos, quando se esperava que ele fosse estufar a urna.

E impressionante mesmo foi a estrondosa votação do xerife hartunguista Rodney Miranda, com históricos 65 mil votos para deputado estadual, cacifando-se para cumprir as funções que lhe foram atribuídas pelo chefe e protetor. Mas não é só Rodney. Nenhum dos 30 futuros deputados estaduais tem a menor vocação sequer para fazer o que fez Euclério Sampaio nos últimos anos.

Podem escrever: Hartung deixará o Palácio Anchieta, mas continuará dando as cartas na política capixaba. Talvez de forma mais contundente do que enquanto teve a caneta na mão. Aqui não haverá essa de rei morto, rei posto. Um fenômeno.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. Clayton Alves permalink
    7 de outubro de 2010 14:28

    Caro José Caldas!
    Quanto aos que mais cacificaram-se para o Pleito eleitoral de 2012, faltou V.Sª mencionar a expressiva votação obtida pelo atual Vice-Prefeito de Cariacica/ES, Juninho, que teve mais de 41.000 votos ( 41.362 ), sendo que destes, mais de 35.000 foram em Cariacica/ES.

    Vale Ressaltar, que o referido Candidato conseguiu a expressiva votação sem ajuda do Prefeito Helder Salomão e sem a do Governador Paulo Hartung, ou seja, foi na raça mesmo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: