Skip to content

CORONEL DA PM É AFASTADO: A CULPA É DO SOFÁ

2 de fevereiro de 2011

O sujeito chega em casa, encontra a mulher com o amante no sofá e resolve a questão: joga o sofá pela janela. É mais ou menos isso o que está acontecendo no episódio do afastamento do coronel Julio Cezar Costa da Polícia Militar, pelo secretário Henrique Herkenhoff, da Segurança, sendo submetido a um conselho de justificação para apurar se ele cometeu irregularidade ao interceder em defesa da integridade de um advogado seu amigo e usar palavra chula em referência à corporação.

A decisão de afastar o coronel ocorre na mesma semana em que uma delegada, alterada, perturbou o sono de moradores de um dos bairros de Vitória. Os moradores ligaram para o Ciodes (o 190, da Polícia Militar). Pois a delegada descobriu, no próprio Ciodes, quem foi que fez a denúncia contra a perturbação da ordem pública.

Na questão do coronel, o verdadeiro crime está sendo encoberto: a quebra do sigilo do serviço 190 da PM. Porque na gravação vazada no Ciodes para o jornal A Gazeta não há nenhuma evidência de que o coronel tenha ido além de defender a integridade do advogado abordado por uma guarnição policial. O advogado cumpriu todas as punições que lhe foram atribuídas. O erro do coronel foi o destempero verbal, causando à corporação, entretanto, um dano bem menor do que outros altos oficiais que estão denunciados ao Ministério Público.

Conhecendo-o, em minha ingenuidade, interpelei o coronel Júlio: “Mas a nossa PM não é de cometer arbitrariedades, como vemos em outros Estados”. Sua reação foi pronta: “É sim, faz muita besteira”. Absolvido pelo Ministério Público, o coronel está sendo levado à fogueira.

Para os desavisados, o coronel Júlio Cezar Costa é o oficial mais conhecido da Polícia Militar do Espírito Santo. Como capitão, quando comandava a Companhia de Guaçuí, criou a Polícia Interativa, inaugurando a modalidade de polícia comunitária e cidadã não apenas no Brasil, mas em toda a América Latina. Ele é a principal referência no assunto, coordena a pós-graduação em Segurança Pública de uma faculdade particular do Estado e é constantemente convidado a dar palestras no Brasil e no Exterior.

A notícia sobre o coronel está em http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2011/02/763830-coronel+que+xingou+a+policia+militar+e+afastado.html

Anúncios
One Comment leave one →
  1. wilian permalink
    9 de fevereiro de 2011 22:18

    Colhemos exatamente aquilo que pantamos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: