Skip to content

ESPÍRITO REVOLUCIONÁRIO INVADE A ÁFRICA

10 de março de 2011

Revoltas populares no mundo árabe: esses movimentos podem chegar ao restante do Continente Africano, inclusive aos países de língua portuguesa

Recebo de correspondentes africanos, num breve hiato de tempo e acesso a tecnologia da informação, a sinalização de que o espírito revolucionário que convulsiona países árabes, tendo começado no Egito e hoje sacudindo a Líbia de Kadhafi, se espalha como tiririca pelos outros países e os governantes estão a controlar a internet em vários lugares. Isso tem dificultado, inclusive, a intercomunicação com demais países e continentes, como já havia se tornado costume.

A Era dos Impérios e suas expressões pós-Segunda Guerra produziram diques sociais e políticos que parecem, agora, se romper e a onda revolucionária se esparrama por todos os cantos, alimentada pela troca rápida de informações pela rede mundial de computadores. Todos os regimes, flagrantemente, autoritários ou com ranços dessa natureza estão se vendo ameaçados pelos ventos da liberdade.

É como se aprendeu na vida: quer saber se o passarinho é seu, abra a porta da gaiola. Todas as atenções ao que acontece no mundo árabe-africano, inclusive aos de linha portuguesa. Tenho vários amigos em Angola que me sinalizam com a mesma informação naquele País.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. 10 de março de 2011 12:01

    Sempre que vejo a democracia sendo defendida pelos Estados Unidos e enaltecida pela mídia ocidental (com raras exceções), fico com a pulga atrás da orelha. Revolução divulgada pela grande imprensa é a história se repetindo em forma de farsa.
    Oxalá esteja equivocado.
    Araken Vaz Galvão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: