Skip to content

VENDA DE GÁS DE COZINHA DESPENCA 15%

5 de abril de 2011

Borjaili, da Associação dos Revendedores: preocupado com a cartelização da distribuição de gás de cozinha

A venda de GLP – gás de cozinha despencou 15% nos últimos três meses, segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), e ainda não houve o impacto do aumento de preço no mês de março, segundo a Associação Brasileira de Revendedores (Asmirg-BR). Em dezembro, a venda foi de 34,350 milhões de botijas de 13kg, contra 29,831 millhões em janeiro e 29,090 em fevereiro.

“O que mais chama atenção nestes dados é que tratamos de um produto que é a base para alimentação do povo brasileiro. Estamos diante da fome ou dos riscos da busca de uma alternativa que pode contribuir para acidentes quando é substituído pelo álcool, serragem, lenha, etc”, disse o presidente da Associação, Alexandre Borjaili.

De acordo com a entidade, outro fator grave é que o setor revenda sofre um elevado aumento de seus custos, “pois suas estruturas são definidas para um atendimento de vendas de determinada quantidade de botijões mês, são praticamente fixos e com a redução desta venda, eleva-se o custo da entrega por botijão, uma vez que suas despesas não sofrem reduções na mesma proporção que ocorre com a queda da venda”.

A Asmirg-BR tem revelado preocupação com a crescente monopolização do setor de gás de cozinha e acusa o Governo Federal de conivência com a cartelização pelas grandes companhias: “Como é que duas pequenas Companhias Distribuidoras, em parceria com nossa rede de revendedores, conseguem colocar no mercado o gás de cozinha a venda para nossos consumidores a R$ 29,00, enquanto as gigantes fazem com que este mesmo gás custe na casa dos R$ 50,00?”, questiona Borjaili.

Segundo Alexandre, “2009 foi marcado pela fome, que atingiu a 11 milhões de brasileiros, de com o IBGE”.  O dirigente da associação manifesta preocupação com a saída da capixaba Nutrigás do mercado de distribuição de gás de cozinha: “O capixaba já está pagando o gás mais caro e vai pagar mais ainda. De 30 reais, vai passar a pagar 50 reais muito em breve”.

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: