Skip to content

COMO O BRASIL PODE ENVELHECER SAUDÁVEL?

18 de abril de 2011

A REVOLUÇÃO GRISALHA DESAFIA OS GESTORES PÚBLICOS E PRIVADOS. EM 2050, METADE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA TERÁ MAIS DE 60 ANOS

Já é fato que 80% dos aposentados brasileiros recebem apenas um salário mínimo por mês e 70% deles necessitam da ajuda de familiares para viver. Recentemente, reportagem de A Gazeta mostrou especialistas apontando que
em 2020, portanto, daqui a apenas nove anos, o teto da aposentadoria oficial será de apenas 3,5 salários mínimos. O que dá para imaginar quando 2050 chegar? E como evitar o caos total.

Primeiro, investindo-se na mudança de cultura em relação ao envelhecimento. É preciso mudar-se, principalmente, a visão de que o aumento da idade implica em perda de capacidade produtiva. Invista-se na experiência e no maior equilíbrio emocional advindos da maturidade. Com isso, é necessário criarem-se oportunidades para que as pessoas sintam-se úteis e produtivas, sendo, devidamente, recompensadas por isso e não exploradas.

Segundo, investindo-se em programas educacionais e de geração de oportunidade para que, ao envelhecerem, as pessoas não fiquem doentes. A ideia de que na velhice a doença é natural é uma sandice, uma heresia. Eu diria, até, que o Governo Federal deveria investir na criação de um Ministério de Políticas para o Envelhecimento Saudável do Brasil.

Leia mais em minha coluna de fim de semana na revista eletrônica Século Diário:

http://www.seculodiario.com.br/exibir_not_coluna.asp?id=4244

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: