Skip to content

BIN LADEN MORREU MESMO?

2 de maio de 2011

Os Estados Unidos têm uma série de coisas boas a se copiar e, no atual momento da economia mundial, é o melhor lugar para os brasileiros comprarem imóveis, devido ao estouro das hipotecas imobiliárias – compram-se verdadeiras mansões por pouco mais de R$ 400 mil e há informações de muitas aquisições, principalmente na Flórida, mas também em outros Estados. Mas há uma coisa, absolutamente, lamentável na estratégia americana: sua política de xerife do mundo.

Só para lembrar alguns fatos: Fidel Castro, apoiado pela CIA, derrubou a ditadura de Fulgêncio Batista em Cuba e, depois, deu uma banana para os americanos; foram os Estados Unidos que criaram o regime do chá Reza Pahlevi e, depois, para derrubar o regime de Khomeini, depois apoiado pelos próprios americanos no estranho acordo de armamento do Irã; armou o Iraque de Saddam Hussein e, depois, derrubou o homem; por interesses comerciais, passaram a apoiar o ditador líbio Muammar Kadafi, que derrubou o protegido norte-americano Idris I em 1969.

Também foi cria americana o líder saudita da al-Qaeda Osama Bin Laden, cuja morte, agora, se anuncia pelo mundo inteiro. Bin Laden foi treinado pela CIA e virou inimigo norte-americano. Estaria por trás do atentato do 11 de setembro de 2011, às torres gêmeas e ao Pentágono e passou a ser caçado como bicho nas montanhas do Afeganistão. Na verdade, há muita gente duvidando que Bin Laden morreu mesmo. Afinal, eliminá-lo era uma promessa de campanha de Barack Obama e no próximo ano tem eleições nos Estados Unidos.

Se no Brasil os principais financiadores de campanhas eleitorais são os banqueiros e grandes empreiteiros, recebendo, depois, as benesesses do Estado, nos Estados Unidos é histórico o financiamento da indústria armamentista às campanhas eleitorais, especialmente aos republicanos. Mas todo financiador não é bobo e joga nos dois lados. Eis a principal razão para que os Estados Unidos sejam tão beligerantes, principalmente no quintal dos outros. É preciso vender armas para o mundo para saldar seus compromissos.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: