Pular para o conteúdo

PM COM ESPÍRITO PÚBLICO

27 de setembro de 2011

Não tenho o menor entusiasmo com as guardas municipais, ainda mais com a de Vila Velha, onde poucos de seus ocupantes são, efetivamente, preparados para cumprir esse papel. A de Vitória parece melhor treinada e capacitada, mas a de Vila Velha é, claramente, política e comum ver cenas de arrogância e arbítrio de seus membros.

Quando é possível comparar a guarda municipal com a Polícia Militar, vê-se de forma clara a diferença. Na tarde de segunda-feira, por exemplo, durante o problema de falta de energia, quem trafegava pela rua Luciano das Neves viu isso. O PM que estava de ronda nas proximidades da padaria Jodima, diante do caos que se ameaçava estabelecer, imediatamente assumiu a posição para a qual não estava destinado: organizar o trânsito – enquanto a guarda municipal sumiu.

Ou seja, o PM, que teve seu gesto reconhecido com saudações de vários motoristas, fez aquilo que Steffen Covey chama de segredo do sucesso: o algo a mais. Ah, sim, o comportamento da guarda municipal, por outro lado, é como se estivesse nos fazendo favor e não cumprindo seu dever.

No comments yet

Deixe um comentário