Skip to content

FEU ROSA ELEITO PRESIDENTE DO TJ DO ESPÍRITO SANTO

6 de outubro de 2011

O desembargador Pedro Feu Rosa acena em agradecimento pela eleição para presidir o TJES pelos próximos dois anos (Foto: Imprensa/TJES)

Prometendo combater a impunidade para para aproximar o Judiciário da sociedade capixaba, o desembargador Pedro Valls Feu Rosa, que foi o mais jovem magistrado a chegar à maior instância do Judiciário capixaba, aos 28 anos, foi eleito por unanimidade na sessão desta quinta-feira, 6 de outubro, com o voto dos 24 desembargadores, o novo presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) pelos próximos dois anos.
Apesar de jovem, apenas 45 anos, Pedro Valls é o mais antigo desembargador do órgão e, seguindo a tradição, foi conduzido à presidência. Sua posse será no dia 15 de dezembro. Com ele foram eleitos os desembargadores Carlos Roberto Mignone para vice-presidente e Carlos Henrique Rios do Amaral para corregedor-geral.
A desembargadora Catharina Maria Novaes Barcellos foi reconduzida ao cargo de vice-corregedora geral da Justiça e o desembargador Carlos Simões Fonseca também continua como ouvidor-geral do TJES.Igualmente de forma unânime, foram escolhidos os novos dirigentes do Tribunal Regional Eleitoral: o desembargador Sérgio Bizzotto Pessoa de Mendonça para a presidência e Annibal de Rezende Lima para a vice-presidência e corregedoria.
Pedro Feu Rosa é filho do também desembargador Antonio Miguel Feu Rosa, já falecido, e que também presidiu a Corte. Ele descende de tradicional família política e de juristas capixabas. Além de filho de desembargador, Pedro é sobrinho do ex-prefeito da Serra José Maria Feu Rosa (assassinado no exercício do mandato) e sobrinho do ex-deputado federal João Miguel Feu Rosa. Seu pai, Antonio Miguel, também foi deputado federal.
Nos últimos dois anos, Pedro Feu Rosa presidiu o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), onde implantou o Prete – Programa de Ética e Transparência Eleitoral, moblizando vários setores da sociedade e levando para dentro do Tribunal entidades sociais que nunca, antes, haviam tido essa oportunidade, como associações comunitárias, indígenas e quilombolas.
“Nunca antes tantos políticos foram cassados no Espírito Santo”, orgulha-se Feu Rosa, para admitir, em seguida, que não conseguiu tudo o que queria: “Algumas coisas esbarraram na legislação e na esfera federal, apesar das contundentes provas que produzimos no Estado, em conjunto com a Polícia Federal e o Ministério Público”.

Segundo o atual presidente do TJES, desembargador Manoel Alves Rabelo, haverá integração entre a atual e a futura presidência. “A importância da antecipação da eleição para o mês de outubro se relaciona ao fato de podermos realizar a transição. O novo presidente poderá conhecer o funcionamento da máquina e se inteirar das dificuldades”, afirma.

IMPUNIDADE

O presidente eleito, desembargador Pedro Valls Feu Rosa, falou sobre o que pretende fazer durante seu mandato. “Eu queria olhar de frente para o povo capixaba e deixar uma mensagem: dedicarei cada dia do meu mandato à consolidação de uma terra que gere investimentos e elimine a pobreza. Não pode haver progresso se não houver estabilidade jurídica. Para isso, é preciso reduzir a morosidade e a impunidade”.

Feu Rosa ainda comentou que irá procurar o apoio de outras instituições:  “Sabemos que o Poder Judiciário não é uma ilha isolada. Procurarei outras instituições, outros poderes, a OAB, o Ministério Público, a sociedade civil organizada e a imprensa para que, juntos, projetemos mecanismos concretos de combate à morosidade e à impunidade. Espero que, ao final do meu biênio, tenhamos um Judiciário mais tecnológico, eficiente e transparente”.

De acordo com o presidente eleito, nesta sexta-feira, dia 7, ele começa a trabalhar na composição da sua equipe de transição e de trabalho.

***

Sem qualquer desrespeito à pessoa, à função ou à instituição, o desembargador Pedro Valls Feu Rosa chegar à Presidência do TJES significa a ascendência de uma geração tecnológica. Pode-se dizer, de certo modo, que com ele os nerds chegam ao poder…

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: