Skip to content

RIO + 20: POR QUE NÃO UMA CICLOVIA NA TERCEIRA PONTE?

15 de junho de 2012

Em todos os discursos que se ouvem acerca da saturação das vias de circulação na Grande Vitória, a única preocupação parece ser em facilitar a presença de mais veículos nas ruas já congestionadas. Cheguei para Vitória em janeiro de 1979. Na época, havia somente a Ponte Florentino Avidos, a BR 262 tinha pista simples e o engarrafamento chegava a Campo Grande, em Cariacica, e ia além de Cobilândia, em Vila Velha.

Hoje, 33 anos depois, temos três pontes ligando Vitória ao continente, a 262 é duplicada e o congestionamento nos horários de pico chegam a Campo Grande, em Cariacica.

Em época de conferência internacional sobre o Meio Ambiente, a Rio+20, seria bom que nossas autoridades se preocupassem em tirar de nossas narinas o “fumo” involuntário, graças às chaminés dos projetos industriais, erradamente, instalados ao Norte da capital, na “rota” do vento Nordeste. Por que não constroem uma ciclovia na Terceira Ponte?

Não sou engenheiro, mas acho que dá para pensar que uma ciclovia embaixo da atual estrutura, construída em estrutura metálica, com a devida proteção por grades para evitar “acidentes” com ciclistas caindo ao mar, seria uma ótima solução. Quantas pessoas não iriam trabalhar em Vitória de bicicleta, ainda curtindo a bela paisagem da baía?

Certamente, porém, há outros interesses em jogo. A “quebra” na arrecadação de pedágios, por exemplo. Mas será que o meio-ambiente não vale mais? Quanto investiram na alça da Terceira Ponte, em frente ao Shopping Praia da Costa, subutilizada porque não foi precedida de pesquisa séria? Seria suficiente para fazer a ciclovia. E, se quisessem mesmo resolver o problema dos engarrafamentos, teriam terminado Canal Bigossi, ligando a Terceira Ponte à Glória. Desafogaria o trânsito, mas não desafogaria os compromissos financeiros assumidos em campanha, não é mesmo?

Leia mais:

https://josecaldas.wordpress.com/wp-admin/post.php?post=1967&action=edit

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: