Skip to content

PSB FAZ ARRANJOS MUNICIPAIS NO ESPÍRITO SANTO COM FOCO NAS ELEIÇÕES DE 2014

21 de julho de 2012

Macaciel Breda: presidente regional do PSB articula alianças (Foto: Século Diário)

O partido do governador Renato Casagrande faz acordos nos municípios com base nos movimentos com as Executivas Regionais. Foi assim que fechou com o PSD em Barra de São Francisco.

O PSB confia em sair das eleições municipais de 2012 como a maior força da política capixaba, depois de um período de muitas dificuldades na formação das alianças estratégicas que, ao mesmo tempo, projetam as eleições estaduais em 2014. O partido usou a estratégia de firmar nos municípios arranjos políticos baseados em conversas regionais.

“Para nós, é mais difícil fazer essas composições, por ser o partido do governador”, disse o presidente regional do PSB, Macaciel Breda, na manhã deste sábado (21 de julho), enquanto se encaminhava para participar de uma ação política da candidatura da deputada federal Iriny Lopes (PT)  na corrida para a Prefeitura de Vitória.

Foi assim, por exemplo, que o PSB bateu o martelo em favor da candidatura do ex-conselheiro do Tribunal de Contas Enivaldo dos Anjos (PSD) a prefeito de Barra de São Francisco, preterindo a chapa do atual deputado Luciano Pereira (DEM), que havia registrado candidatura colocando o socialista Huander Cardoso como vice. O nome de Huander foi substituído na última quinta-feira, mas o processo de dupla coligação do PSB em Barra de São Francisco continua tramitando na Justiça Eleitoral.

Macaciel Breda não tem dúvidas de que a Justiça Eleitoral confirmará a presença do PSB municipal na coligação de 10 partidos, que apoia a candidatura de Enivaldo dos Anjos (PSD) para prefeito e de Alencar Marim (PT) para vice. Além de PSD, PT e PSB, compõem a Coligação “Experiência e Juventude por amor a Barra de São Francisco” o PDT, PR, PPS, PSC, PRP, PRTB e PTN.

“Caminhar com Enivaldo é o movimento mais natural do PSB em Barra de São Francisco e creio que a Justiça Eleitoral reconhecerá isso, porque existe a manifestação do nosso próprio partido nesse sentido. A outra chapa fez uma tentativa de composição de última hora, mas nossa posição já estava decidida, até por orientação da Executiva Regional”, disse Macaciel.

O presidente do PSB capixaba salientou, ainda, que a aliança com o PSD não é um movimento apenas em Barra de São Francisco, mas um projeto maior, que já vinha sendo construído com o presidente do PSD no Espírito Santo, Enivaldo dos Anjos, para que as duas legendas caminhassem juntas em vários municípios.

Macaciel Breda cita como exemplos desse acordo o apoio do PSB à candidatura de Javan de Oliveira Silva (PSD) em Ibitirama, na Região do Caparaó, enquanto o PSD apoia a candidatura a prefeito de Darly Dettman em Itaguaçu e de Amadeu Boroto, candidato à reeleição, em São Mateus. “Além disso, temos parcerias em vários outros municípios”, disse Macaciel Breda.

O PSB, segundo seu presidente, marcha junto com o PSD em Barra de São Francisco e se consolida no Espírito Santo, com 40 candidaturas a prefeito, 24 a vice-prefeitos e 760 candidatos a vereador em todos os 78 municípios capixabas.  Em Barra de São Francisco, além de compor a coligação majoritária, o PSB fez coligação para a Câmara dos Vereadores com o PDT, PR e PSC. A chapa tem 26 candidatos às 13 vagas no Legislativo municipal.

Nos principais colégios eleitorais, o PSB tem candidatura própria na Serra (Audifax Barcelos), São Mateus (Amadeu Boroto) e Guarapari (Ricardo Conde), todos “muito competitivos”, conforme salienta Macaciel. Em Colatina, abriu mão de candidatura própria para apoiar o deputado Da Vitória, que é presidente regional do PDT.

Em Vitória, o PSB deu a Iriny Lopes (PT) o vice Juarez Vieira; em Cariacica, o partido também deu o vice de Lúcia Dornellas (PT) e em Vila Velha o presidente municipal da legenda, Fábio Dávila, é o vice na chapa de Neucimar Fraga, candidato à reeleição.

Em Cachoeiro, o PSB está na chapa do deputado Glauber Coelho (PR) com José Renato; em Linhares, apoia a reeleição de Guerino Zanon (PMDB); em Aracruz, tem a candidatura do vice-prefeito Jones Cavaglieri em aliança com o PSDB; em Nova Venécia, tem Lubiana Barrigueira na cabeça de chapa com o PT (Theomir) de vice; em São Gabriel da Palha, emprestou o vice na chapa do deputado Henrique Vargas (PRP) e tem candidaturas próprias também em Alegre (prefeito José Guilherme) e Castelo (Jair Ferraço), cidade do governador Casagrande.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: