Skip to content

MUSEU ÁFRICABRASIL: MINISTRO DA EDUCAÇÃO MANDA CONVOCAR MACIEL A BRASÍLIA

4 de setembro de 2012

Maciel (centro) foi levado pela deputada Rose de Freitas a Mercadante para buscar apoio e ouviu a proposta de levar o Museu para Salvador.

Objetivo é anunciar a transferência do Museu ÁfricaBrasil de São Mateus para Salvador com uma grande festa.

O escritor, jornalista e provocador cultural Maciel de Aguiar está sem dormir direito e, agora, tem mais um motivo para perder o sono. Assessores do Ministério da Educação ligaram nas primeiras horas desta terça-feira (4) para convidá-lo a viajar a Brasília para um encontro, ainda esta semana, com o ministro da Educação, Aloísio Mercadante, a quem já visitou, anteriormente, pedindo apoio para a abertura do Museu ÁfricaBrasil Intercontinental.

O motivo da viagem, desta vez, é concreto, segundo informado pela Assessoria do Ministério ao escritor: anunciar, com pompas e circunstâncias, a transferência do Museu de São Mateus, no Norte do Espírito Santo, para Salvador, capital baiana.

“O assessor disse que o ministro está voltando da Europa e a primeira coisa que quer fazer é anunciar, oficialmente, a transferência do museu. Confesso que isso me tira o sono, porque estou esperando  há mais de um ano para abrir o ÁfricaBrasil ao  povo e não consigo, porque o Governo do meu Estado não se manifesta. Minha conversa com o governo do Espírito Santo parece conversa de bêbado com delegado, nada se define”, disse Maciel.

De acordo com Maciel de Aguiar, Mercadante já conversou com o ex-ministro da Cultura Gilberto Gil, que conhece o acervo e é um entusiasta da ideia de levá-lo para a Bahia, e com o governador Jacques Vagner, que está de braços abertos para recebê-lo.

“Estou pedindo um prazo maior para decidir, porque não posso, de uma hora para a outra, decidir uma vida inteira, de 47 anos pensando e mais de 30 anos trabalhando para resgatar uma história que, agora, vai assim para outro lugar. Seria uma grande frustração para mim, mas certamente esta é uma fatura que vai para o governador Renato Casagrande, se ele não fizer nada para abrir o Museu onde deve ser aberto”, acentuou.

Maciel de Aguiar está também na expectativa do anúncio dos projetos que ganharão da Organização das Nações Unidas (ONU) o título de Memória do Mundo. O ÁfricaBrasil está inscrito. Se receber o título, além da projeção internacional, atraindo turistas para a região, o museu passa a receber uma verba de 400 mil dólares anuais da ONU para sua manutenção.

“Não quero nada do Governo do Estado a não ser o  custeio para manter o Museu aberto ao público. O resto é minha contribuição para a humanidade”, asseverou Maciel.

Veja mais:

https://josecaldas.wordpress.com/2012/09/01/governo-federal-quer-levar-o-museu-de-sao-mateus-para-salvador/

https://josecaldas.wordpress.com/2012/09/01/et-que-inspirou-spielberg-esta-no-espirito-santo/

 

Anúncios
9 Comentários leave one →
  1. João Torezani permalink
    4 de setembro de 2012 9:40

    Os agentes políticos no ES sempre com o mesmo comportamento: insossos, desinteressados e desprovidos ao interesse público. A nossa cultura se perde nos desvãos do pouco caso. Nossas política públicas estão inseridas nos discursos eleitorais. Lamentável. A Bahia como sempre arrancando mais um pedaço do solo capixaba. Nossa sociedade fica inerte, ou melhor, merece o tal “destratamento” social.

  2. luciano lyrio permalink
    12 de setembro de 2012 23:35

    viva o estado da |Bahia, “o espirito santo coitado desse políticos que nada fazem pra cultura do nosso estado né Sr. governador???.

  3. Rafael Rodrigues permalink
    13 de setembro de 2012 8:16

    São por gestos como esses que nenhum outro Estado reconhece a cultura Capixaba. Me sinto envergonhado nessas horas.

  4. cleusa permalink
    16 de setembro de 2012 10:59

    isso é um absurdo uma falta de respeito a população mateense o museu é um patrimonio de são mateus e não d eoutras cidades ou estado,simplismente entregando a riqueza a cultura de um povo a outro estado algo que não tem nada haver um absurdo cumulo dos cumulos cadé o ministros governadores e populações,para tomarem frente disso,cadé o povo matense,uma cidade sem história é um povo sem cultura.um absurdooooooooooooooo.

  5. 16 de setembro de 2012 13:40

    Ei o museu é nosso! é a nossa historia! tira essas maos dele politicos corruptos! é a nossa historia é o nosso patrimonio! daqui a pouco vão querer levar a Igreja Velha tambem!!!

  6. Gelva Maciel Fernandes permalink
    16 de setembro de 2012 17:39

    Acho que a sociedade mateense deveria se moilizar junto à Maciel de Aguiar com abaixo assinado, algun movimento afim de ajudar p/ que o museu permaneça em são Mateus.

  7. 25 de outubro de 2012 15:51

    Vou falar o estado do Espirito Santo possui grandes politicos grandes homens grande poeta agitador e artista seu museu e um marco mundial para a cultura e pesquisa {heroi da cultura negreira em todos os tempos marciel de aguiar} os governantes agem como a galinha dos ovos de ouro não cnhecem o seu valor. { seu amigo e artista particular jonas da conceiçao}

  8. 27 de outubro de 2012 0:22

    O estado do espirito santo , esta a um passo pra ser um marco na estoria mundial , com o museu , com a cultura ,incredulos governantes , não tenha medo , não doi nada , e seu passado !

Trackbacks

  1. GOVERNO FEDERAL QUER LEVAR O MUSEU DE SÃO MATEUS PARA SALVADOR « O PATIM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: