Skip to content

CIODES: MELHOR NÃO PRECISAR DELE

5 de setembro de 2012

A brincadeira que circulou nas redes sociais depois do episódio da moça de olhos verdes, levada para casa, depois de flagrada alcoolizada e sem habilitação, dirigindo em Vitória, não tem a menor graça, quando levada a sério. Espalharam: “Se beber, não dirija. Ligue 190 e vá prá casa de radiopatrulha”. Mas o episódio Luíza serviu para chamar a atenção para um fato cruel.

O sistema de comunicação de ocorrências da Polícia Militar do Espírito Santo, chamado Ciodes, acionado pelo 190, está em crise. E as coisas parecem bem mais graves do que tenta passar o aparelho de Estado. A morte do taxista, sequestrado na Serra, é a ponta do iceberg.

Parece que nem mesmo os policiais que estão na ponta, ou seja, aqueles que estão nas ruas atendendo as cidadãos, confiam no sistema. É muito comum eles darem aos cidadãos que os acionam nos bairros seus telefones celulares ou dos postos onde ficam para serem acionados, com a orientação de, depois, também ligarem para o Ciodes para “justificar” a ocorrência que eles apresentarão.

Uma alta fonte, especializada em segurança, baseada em informações de oficiais da ativa, confidenciou a esse blog que o problema é muito mais grave do que possa parecer. É de competência mesmo, porque quem atende às ligações dos cidadãos são jovens de 18, 19 anos, sem o menor preparo em segurança. São eles, disse esse oficial, que decidem “quem vai morrer ou não”.

É o caos da segurança pública no Espírito Santo, manifestado nas sinistras estatísticas. E não me venham com discursos!!!

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: