Skip to content

Museu ÁfricaBrasil começa exposição itinerante no Brasil e no Exterior

28 de outubro de 2012

Começa no dia 6 de novembro a exposição nacional itinerante do ÁfricaBrasil Museu Intercontinental. Até o dia 30 de novembro, uma parte do acervo montado pelo pesquisador e escritor Maciel de Aguiar ficará exposta no Salão Nobre do Congresso Nacional.
Segundo Maciel, na abertura oficial da exposição itinerante, dia 20, estará presente a Presidente Dilma, além do ministro presidente do Supremo Tribunal Federal, senadores, ministros e corpo diplomático de vários países africanos.
Posteriormente, o acervo do ÁfricaBrasil será dividido em três recortes: dois seguirão em exposição nos museus das capitais de vários estados do Brasil e um irá para a Europa, Canadá e Estados Unidos.
“Em são mateus, por enquanto, o museu só abrirá as portas ao público, com o acervo completo, a partir de 2014. Durante os próximos quatro anos o ÁfricaBrasil ficará aberto só com as esculturas em fibra de vidro das cenas de Rugendas e Debret e com as peças relacionadas à escravidão”, disse Maciel, criador e mantenedor do museu.
O Instituto ÁfricaBrasil, que mantém o museu, precisa de recursos e parcerias para manter suas atividades e a solução encontrada, de acordo com Maciel, conta com o apoio do Governo do Estado do Espírito Santo, através da Secretaria de Estado Cultura, dirigida pelo mateense Maurício Silva, e do Ministério da Cultura.
O escritor e ex-deputado Fernando Gabeira esteve recentemente visitando o Museu, quando fez uma reportagem, veiculada pelo Jornal da Band, mostrando que o ET de Spielberg foi inspirado numa peça de artesanato africano que se encontra no ÁfricaBrasil. A reportagem, curiosa, contou com imagens de crianças da cidade circulando de bicicleta com o “ET capixaba”, coberto com um lençol branco, pelas ruas da cidade. Não houve registro de alguma bicicleta tenha levantado voo.
O ÁfricaBrasil Museu Intercontinental foi formado ao longo de 47 anos com recursos próprios graças ao idealismo do jornalista, poeta e agitador Maciel de Aguiar, em São Mateus, no Norte do Estado.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: